Ecossistema produtivo e rentável de antecipação de recebíveis | Volaree Capital

Blog

Por que optar pela antecipação de recebíveis com seu cliente?

Se você é empresário ou gestor financeiro de uma empresa, com certeza já pensou ou até mesmo fez uma antecipação de recebíveis.

Dentre várias opções que o mercado financeiro oferece para atender sua demanda de crédito, existe um modelo que tem ganhado cada vez mais espaço e feito muito mais sentido para as empresas: antecipar recebíveis com seu próprio cliente, ou seja, quem compra seu produto ou serviço.

E, se você está pensando em começar a usar essa operação, mas ainda não sabe muito bem como funciona, acompanhe esta leitura.

O que é antecipação de recebíveis?

Hoje é uma prática bem comum em pequenas, médias e até mesmo grandes empresas. A antecipação de recebíveis é uma excelente alternativa de crédito que permite às empresas adiantarem os recebimentos de suas vendas. Ou seja, nada mais é do que o fornecedor receber, de forma antecipada, uma venda que foi feita a prazo, mediante uma taxa de desconto.

 

Como funciona o processo de antecipação de recebíveis?

Nos processos de trocas comerciais, onde há a relação de compra e venda, uma empresa realiza a venda de um produto ou serviço e dá ao cliente (o comprador) um prazo para efetuar o pagamento. O cliente tem por obrigação o pagamento no vencimento, mas também pode oferecer o pagamento antecipado, dando ao seu fornecedor a possibilidade de realizar o processo de antecipação de recebíveis. Esse processo é realizado por meio de uma plataforma, conveniada ao comprador, que conecta seus fornecedores a esse produto.

 

Em que momento se deve optar por uma antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis pode ser realizada em qualquer momento, a partir do reconhecimento dessa obrigação pelo comprador. Por exemplo, quando uma mercadoria chega a um determinado destino e a documentação fiscal (nota fiscal) é processada pela empresa compradora e disponibilizada para pagamento. Essa operação é uma alternativa estratégica que pode trazer vários benefícios se for apoiada a um bom planejamento financeiro, fazendo com que a empresa atinja vários objetivos.

Para os fornecedores, a antecipação de recebíveis tem impacto direto no fluxo de caixa e nos indicadores das empresas, uma vez que traz para o tempo presente o faturamento que está diluído no futuro, provocando, assim, aumento de caixa e melhoria em indicadores de performance atrelados ao contas a receber.

Engana-se, portanto, quem pensa que só empresas com necessidade de caixa realizam antecipação. Grandes empresas nacionais e até multinacionais utilizam essa ferramenta de forma pontual ou recorrente, com objetivos específicos, normalmente em fechamento de trimestre ou semestre para cumprimento de KPI – Key Performance Indicator (Indicador-chave de Performance).

 

Veja qual é o momento certo:

Composição de fluxo de caixa
  • A antecipação passa a ser um componente de composição de tesourarias, uma vez que, ao fazer a antecipação de recebíveis, geralmente o crédito acontece no mesmo dia.

 

Aumento do capital de giro
  • O capital de giro pode ser aplicado de diversas formas nas empresas. Muitas vezes o custo de captação se justifica, visto a capacidade produtiva que esse recurso promove dentro das empresas.

 

Despesas imprevistas
  • O processo de antecipação de recebíveis, por ser rápido, com liquidez imediata e sem burocracia, pode ser a solução para imprevistos, tais como demandas regulatórias, judiciais ou qualquer outra que não tenha sido prevista.

 

Melhoria de indicadores
  • Utilizado em períodos específicos, normalmente em fechamento de trimestre ou semestre por empresas que reportam seus resultados aos acionistas e investidores.

 

E quais as vantagens da antecipação de recebíveis entre comprador e vendedor?

 

Melhoria da relação comercial
  • Estreita a relação comprador e vendedor, uma vez que o fluxo financeiro fica dentro do próprio ecossistema, dando alternativas para o processo de negociação comercial.

 

Velocidade no crédito
  • Uma característica bem interessante da antecipação de recebíveis é a facilidade de contratação. O processo de transação se torna menos burocrático porque o vendedor antecipa diretamente com o comprador e tem o crédito realizado normalmente no mesmo dia da solicitação.
Taxas atrativas
  • Esse modelo reduz o risco de inadimplência, uma vez que o valor a ser antecipado foi “performado”, ou seja, a mercadoria e/ou o serviço entregue, de modo que a obrigação de pagar passa a ser certa. Isso faz com que bancos ou outras opções de funding assumam o risco da empresa compradora (sacado). Diante disso, o risco real dessa operação fica bem diluído e, com isso, as taxas passam a ser mais baixas e oportunas.

 

Evita empréstimos e financiamentos
  • A antecipação de recebíveis torna-se uma solução mais adequada e menos complexa para a empresa que decide antecipar, pois não se trata de empréstimos, evitando assim a burocracia e demais exposições de endividamento.

 

A Volaree Capital é uma plataforma de antecipação de recebíveis que une todas essas pontas de forma inteligente, promovendo a eficiência entre os departamentos de compra e venda.

Se sua empresa tem interesse em promover essa solução para seus fornecedores deve contar com uma plataforma como a da Volaree Capital.

Quer saber mais sobre antecipação de recebíveis? Consulte um de nossos especialistas.

Comentários

9 Comentários

    • Amanda Costa

      Bem esclarecedor este artigo .
      Parabéns a equipe Volaree.

      Responder
  1. Lucas

    Excelente, gostaria de poder oferecer este recurso aos meus fornecedores.

    Responder
  2. Matheus Pirahy

    Artigo muito explicativo e direto, parabéns!!!

    Responder
  3. Alberto de Oliveira Pereira

    Parabéns! Trata-se de uma publicação esclarecedora sobre uma modalidade de transação financeira utilizada no meio empresarial de uma forma ampla e inteligente.

    Responder
  4. Rafael Olim

    Um ótimo artigo, conteúdo muito rico. Parabéns
    Poderiam falar mais sobre as taxas que influenciam a operação?

    Responder
  5. Sidnei Peres

    Excelente!!!!! Uma importante ferramenta para estreitar a relacao comercial entre a empresa e seus fornecedores!!!

    Responder
  6. Soraya M. Fernandes Avelino

    Excelente artigo, bastante esclarecedor!! Parabéns

    Responder
  7. Adalberto Amorim Silva

    Esclarecedor o artigo! Parabéns e sucesso para a equipe Volare!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.